Introdução

Gráficos de Candlestick (velas) são uma das ferramentas técnicas mais usadas para analisar padrões de preços. Eles têm sido usados por traders e investidores há séculos para encontrar padrões que podem indicar as tendências do preço. Este artigo irá abordar alguns dos padrões de velas mais conhecidos com exemplos ilustrados.

Se você deseja, primeiramente, se familiarizar com a leitura dos gráficos de velas, consulte nosso Guia para Iniciantes Sobre Gráficos de Velas.

 

Como interpretar os padrões de velas

Existem inúmeros padrões de velas que os traders podem usar para identificar áreas de interesse em um gráfico. Eles podem ser usados para day trading, swing trading e até para posições de longo prazo. Embora alguns padrões de velas possam fornecer informações sobre o equilíbrio entre compradores e vendedores, outros podem indicar uma tendência de reversão, continuação ou indecisão.

É importante observar que os padrões de velas não são necessariamente um sinal de compra ou venda. Em vez disso, são uma maneira de analisar a estrutura do mercado e um potencial indício de oportunidade futura. Sendo assim, é sempre bom olhar para os padrões considerando o contexto. A interpretação do contexto pode ser o simples contexto do padrão técnico no gráfico ou o contexto mais amplo do ambiente do mercado, entre outros fatores.

Resumidamente, como qualquer outra ferramenta de análise de mercado, os padrões de velas são mais úteis quando usados em combinação com outras técnicas como o Método de Wyckoff, a Teoria das Ondas de Elliott e a Teoria de Dow. Também pode incluir indicadores de análise técnica (TA), como Linhas de Tendências, Médias Móveis, Índice de Força Relativa (RSI), RSI Estocástico, Bollinger Bands, Nuvens de Ichimoku, SAR Parabólico ou o MACD.

 

Padrões de reversão Bullish (tendência de alta)

Hammer (martelo)

Uma vela com uma sombra inferior longa na parte inferior de uma tendência de baixa, onde a sombra tem pelo menos o dobro do tamanho do corpo.

O martelo mostra que, embora a pressão de venda tenha sido alta, os Bulls elevaram o preço de volta. Um martelo pode ser vermelho ou verde, mas martelos verdes podem indicar uma reação de alta mais forte.

 

Inverted hammer (martelo invertido)

Também chamado de martelo inverso, é como o martelo, mas com uma sombra longa acima do corpo e não abaixo. Semelhante a um martelo, a sombra superior deve ter pelo menos o dobro do tamanho do corpo da vela.

O martelo invertido ocorre na parte inferior de uma tendência de baixa e pode indicar uma potencial reversão de alta. A sombra superior mostra que o preço interrompeu seu contínuo movimento descendente, mesmo que os vendedores tenham conseguido reduzi-lo. Ou seja, o martelo invertido pode sugerir que, em breve, os compradores possam retomar o controle do mercado.

 

Three white soldiers (três soldados brancos)

O padrão chamado de ‘three white soldiers’ consiste em três velas verdes consecutivas que abrem no corpo da vela anterior e fecham em um nível que ultrapassa a altura da vela anterior.

Teoricamente, essas velas não devem ter sombras inferiores longas, indicando que a pressão contínua de compra está elevando o preço. O tamanho das velas e o comprimento das sombras podem ser usados para avaliar as chances de continuação da tendência ou uma possível reversão.

 

Bullish harami (Harami de Fundo)

‘Bullish harami’ é uma longa vela vermelha seguida por uma pequena vela verde que está totalmente contida no corpo da vela anterior.

O ‘bullish harami’ pode se apresentar em dois ou mais dias e é um padrão que indica que o momento de venda está diminuindo e pode estar chegando ao fim.

 

Padrões de reversão Bearish (tendência de baixa)

Hanging man (homem enforcado)

O ‘hanging man’ é equivalente à versão bearish do martelo (tendência de baixa). Geralmente se forma no final de uma tendência de alta com uma vela de pequeno corpo e longa sombra inferior.

A sombra inferior indica que houve uma grande liquidação, mas os Bulls conseguiram retomar o controle e elevar o preço. Tendo isso em mente, após uma tendência de alta prolongada, a liquidação pode atuar como um aviso de que os Bulls, em breve, poderão perder o controle do mercado.

 

Shooting star (estrela cadente)

O indicador de estrela cadente é uma vela com longa sombra superior, pouca ou nenhuma sombra inferior e um corpo pequeno, idealmente próximo ao ponto mais baixo da vela. A estrela cadente tem uma forma semelhante ao martelo invertido, mas é formada no final de uma tendência de alta.

Isso indica que o mercado atingiu uma alta, mas os vendedores assumiram o controle e reduziram o preço. Alguns traders preferem esperar até que as próximas velas se formem para confirmar esse padrão.

 

Three black crows (três corvos pretos)

O padrão ‘three black crows’ é composto por três velas vermelhas consecutivas que abrem no corpo da vela anterior e fecham em um nível inferior ao valor mínimo da vela anterior.

É equivalente à versão bearish do ‘three white soldiers’. Teoricamente, essas velas não devem ser apresentar longas sombras superiores, indicando uma contínua pressão de venda que move o preço para baixo. O tamanho das velas e o comprimento das sombras podem ser usados para avaliar as possibilidades de continuação da tendência.

 

Dark cloud cover (nuven negra)

O padrão de ‘nuvens escuras’ consiste em uma vela vermelha que se abre acima do fechamento de uma vela verde, mas fecha abaixo do ponto médio desta mesma vela verde anterior.

Muitas vezes, é um padrão que acompanha um alto volume, indicando que o momento pode estar mudando de um lado para o outro. Traders podem preferir esperar por uma terceira vela vermelha para confirmação do padrão.

 

Padrões de continuidade

Rising three methods

Esse padrão ocorre em uma tendência de alta, em que três velas vermelhas consecutivas com pequenos corpos são seguidas pela continuidade da tendência de alta. Idealmente, as velas vermelhas não devem ultrapassar o alcance total da vela anterior anterior.

A continuidade é confirmada com uma vela verde de corpo grande, indicando que os Bulls estão retomando o controle da direção da tendência.

 

Falling three methods

É o padrão inverso do ‘rising three methods’, indicando a continuidade de uma tendência de baixa.

Doji

Um padrão Doji se forma quando a abertura e o fechamento são iguais (ou muito próximos um do outro). O preço pode se mover acima e abaixo da abertura, mas eventualmente fecha próximo dela. Um Doji pode indicar um ponto de indecisão entre as forças de compra e de venda. Ainda assim, a interpretação do padrão Doji depende muito do contexto.

Dependendo da posição da linha de abertura/fechamento, o padrão Doji pode ser interpretado como:

 

 

Long-legged Doji

Vela sem definição clara, com pavio inferior e superior e posição de abertura/fechamento próxima do ponto médio.

 

Dragonfly Doji

Vela de alta ou de baixa (dependendo do contexto) com uma longa sombra inferior e posição de abertura/fechamento próxima do valor máximo.

De acordo com a definição original de Doji, a abertura e fechamento deveriam ter exatamente a mesma posição. Mas e se a abertura e o fechamento não forem os mesmos, mas estiverem muito próximos um do outro? Isso é chamado de ‘spinning top’. No entanto, como os mercados de criptomoedas podem ser muito voláteis, um padrão Doji exato é raro. Sendo assim, o ‘spinning top’ é frequentemente usado de forma intercambiável com o padrão Doji.

 

Padrões de velas baseados em lacunas de preços

Existem muitos padrões de velas que usam lacunas de preços (price gap). Uma lacuna de preço é formada quando o valor de um ativo financeiro abre acima ou abaixo do preço de fechamento anterior, o que cria uma diferença entre as duas velas. Como os mercados de criptomoedas funcionam 24 horas por dia, padrões baseados em lacunas de preço não estão presentes. Mesmo assim, ainda podem ocorrer lacunas de preço em mercados ilíquidos. No entanto, como ocorrem principalmente devido à baixa liquidez e aos altos spreads de compra e venda, eles podem não apresentar utilidade como padrões para análise de gráficos.

 

Considerações finais

É importante, para qualquer trader, estar familiarizado com os padrões de velas, mesmo que não sejam incorporados diretamente na estratégia de trading.

Embora possam ser, sem dúvida, úteis para análise de mercados, é importante lembrar que eles não se baseiam em princípios ou leis científicas. Eles transmitem e ilustram as forças de compra e venda que conduzem os mercados.

 

 

 

Quer aprender mais sobre bolsa de valores e como operar no mercado? Click na imagem para mais informações

Leave a Reply