O termo Liquidez define a capacidade de comprar ou vender ativos no mercado sem causar uma mudança drástica no preço dos ativos.

A liquidez pode ser classificada em dois tipos diferentes; mercado líquido e a liquidez do ativo.

No mercado líquido, significa que sempre há investidores no mercado dispostos a fazer trade (compra ou venda de um ativo). Já a liquidez do ativo refere-se a um ativo que pode ser facilmente convertido em dinheiro.

Mas o que isso significa quando falamos sobre ações ou investimentos?

Como em qualquer investimento, você quer ser capaz de vender e comprar ativos rapidamente, sem a necessidade de reduzir o seu preço de venda ou esperar por muito tempo para que a sua ordem seja executada. Para que isso seja possível, o mercado no qual você está negociando precisa ter liquidez. Em outras palavras, deve haver alta atividade de trade e os preços de compra e venda não devem ter uma diferença muito grande.

Vamos dar um exemplo do ponto de vista de um vendedor;

Pepe tem 100 ações de um determinado papel e o preço de suas ações aumentaram muito nos últimos dias. Pepe está feliz e decide vender todos os seus ativos pelo preço atual de mercado.

Se o mercado é líquido, significa que há compradores dispostos a comprar os ativos de Pepe pelo preço que ele está querendo vender, Pepe consegue então vender seus ativos pelo preço desejado. O trade de Pepe não afeta o preço das ações, pois há liquidez suficiente no mercado para atender à venda que Pepe fez.

No entanto, se Pepe quer vender suas 100 ações pelo preço atual e o mercado não tem ou tem baixa liquidez, o que significa que não há compradores suficientemente dispostos a pagar o preço que Pepe quer vender seus ativos, ele é obrigado a baixar o preço de venda desejado ou esperar até que o mercado tenha mais liquidez para vender seus ativos. Se Pepe decidir vender seus ativos a um preço menor, sua negociação afetará o preço atual de mercado do ativo.

Como saber se o mercado tem Liquidez

Para verificar se o mercado tem liquidez, é necessário analisar três indicadores importantes. O volume de negociação nas últimas 24 horas, a quantidade de ofertas no Order Book (Livro de Ofertas) e a diferença entre o preço de venda e o de compra, também conhecido como Spread Bid/Ask – diferença existente no mercado entre o ask (melhor venda) e o bid (melhor compra).

No entanto, o order book nem sempre é uma representação precisa devido a estratégias como Stop-Limit (ordens automatizadas que você pode definir valores de compra e venda) e Iceberg Orders (grandes pedidos que foram divididos em pedidos menores), que são criados com o uso de automação e, como resultado, nem sempre aparecem no order book até que condições pré-programadas sejam atendidas para esses pedidos.

A liquidez é extremamente importante quando se considera seus trades. É um fator chave para entrar ou sair do mercado facilmente, a vantagem se operar um ativo com bastante liquidez é ter a certeza de estar entrando e saindo da operação no preço desejado.

 

Quer aprender mais sobre bolsa de valores e como operar no mercado? Click na imagem para mais informações

Leave a Reply