As moedas fiduciárias (ou Fiat Currency) são aquelas que têm seu valor garantido pelo governo emissor, e não por um bem físico ou commodity. A força e o respeito de cada governo emissor de uma moeda é o que determina o valor desse tipo de dinheiro. A maioria dos países ao redor do mundo usa o sistema de moeda fiduciária para comprar bens e serviços, investir e economizar. As moedas fiduciárias substituíram o padrão-ouro e outros sistemas baseados em commodities no estabelecimento do valor da moeda.
Crescimento das Moedas Fiduciárias
Moeda Fiduciária vs. Padrão-Ouro
Por outro lado, sob o sistema de moeda fiduciária, o dinheiro não pode ser convertido em qualquer outra coisa. Com dinheiro fiduciário, as autoridades podem impactar diretamente o valor de sua moeda e vinculá-lo às condições econômicas. Os governos e os bancos centrais de seus países têm muito mais controle sobre os sistemas monetários e podem responder a eventos financeiros variados e crises com diferentes ferramentas, como a criação de reservas fracionárias bancárias e a implementação da flexibilização quantitativa.
Defensores do padrão-ouro argumentam que um sistema monetário baseado em commodities é mais estável porque é apoiado por algo físico e valioso. Os defensores das moedas fiduciárias afirmam que os preços do ouro têm sido tudo menos estáveis. Nesse contexto, o preço ou valor da moeda baseada em commodities e da moeda fiduciária pode flutuar. Mas com um sistema de moeda fiduciária, o governo tem mais flexibilidade para agir quando há uma emergência econômica.
Alguns Prós e Contras no Uso das Moedas Fiduciárias
-
Escassez: Moedas fiduciárias não são impactadas por problemas como escassez ou limitações como no caso do ouro.
-
Custo: É muito mais barato produzir dinheiro em papel do que os com base em commodities.
-
Negociação Internacional: As moedas fiduciárias são usadas por várias nações ao redor do mundo, tornando-as interessantes para negociações internacionais.
-
Conveniência: O dinheiro em papel não é parecido com as reservas de ouro, que necessitam de locais para armazenamento, proteção, monitoramento e outras coisas que têm custos adicionais.
-
Ausência de valor intrínseco: As moedas fiduciárias não possuem valor intrínseco. Isso permite que os governos criem dinheiro do nada, o que poderia levar à hiperinflação e ao colapso do sistema econômico.
-
Historicamente arriscado: Historicamente, a implementação de sistemas de moedas fiduciárias tipicamente causaram colapsos financeiros, o que sugere que o seu uso tem alguns riscos.
Moedas Fiduciárias vs. Criptomoedas
Conclusão
Uma das principais ideias por trás da criação do Bitcoin e das criptomoedas é explorar uma nova forma de dinheiro construída em uma rede ponto-a-ponto (P2P) totalmente distribuída. As chances são de que o Bitcoin não foi criado para substituir todo o sistema monetário fiduciário, mas oferecer uma rede econômica alternativa que certamente tem o potencial de criar um sistema financeiro melhor para uma sociedade melhor.
Fomte: Binance